domingo, 28 de agosto de 2016

Samsung Galaxy S2 (I9100) - Pokémon Go


Vai parecer meio diário, mas acho legal explicar porque estou com esse celular. Se você não quer saber, é só pular pro texto abaixo da imagem.

Meu Asus Zenfone 5 tem menos de 1 ano de uso, mas com menos de 1 mês, o som traseiro dele estourou. Então posterguei bastante mas agora não tem mais como: terei de enviar pra garantia.
Para não ficar sem celular algum, meu tio me emprestou um S2 dele com defeito na tela e bateria já viciada.
Tive de fazer mil peripécias para conseguir conectar ele na minha rede wifi (não conseguia digitar todas as letras da senha, e o WPS não funcionava como no Asus), além de pensar num jeito de colocar a data certa (se você não sabe, se a data do seu celular estiver muito errada você não vai conseguir conectar a internet). Feito isso, comecei a pensar em formas de fazer o celular ligar no computador e quem sabe, colocar Pokémon Go nele.

Após muita pesquisa usei o TeamViewer QuickSupport for Samsung para usar o celular via wifi pelo computador. Muito bom mesmo, apesar de o celular aquecer absurdamente se eu ficasse muito tempo fazendo isso. Creio que algumas vezes em que desligou sozinho (quando não estava olhando) foi por causa disso, então sugiro uso com moderação do programa.
Em preto a área útil da tela. Você então pensa: então poucas partes que não da pra clicar né? Sim, mas o problema são aquelas que estão clicando sozinhas...
Fiz então pesquisas para versões modificadas do apk do Pokémon Go para Androids anteriores. No primeiro momento ele usava 4.0.3 (Ice Cream Sandwich). Mesmo usando o editor de apk para colocar exatamente para essa versão, o jogo apenas abria a tela branca da Niantic e "pokémon go parou".

Ok, estava forçando a barra, já que a maioria dos casos de sucesso são do 4.1 para frente. Então pesquisando encontrei informações que saiu uma atualização externa (mas ainda oficial) até o 4.1.2 (Jelly Bean). Então após pesquisa extensa, o que encontrei com a melhor informação e com a atualização foi o SmartZone e esse tutorial me auxiliou para deixar o S2 mais atualizado possível, algo que é de vital importância para próxima etapa.
No 4.1.2 nem nessa tela ele chegava por causa do loading infinito.
Antes porém, é preciso falar sobre o segundo teste de Pokémon Go, agora no 4.1.2. Dessa vez o jogo abriu e cheguei a tela de login. Mas ao logar ficava na situação de login infinito. Após mais pesquisas, cheguei ao fato que nas versões modificadas você só consegue logar direto usando uma conta do Pokémon Trainer Club. Existe uma suposta forma de fazer contas do Google funcionar que é: excluir todas do seu celular, apagar o cache do aplicativo de Pokémon, e re-adicionar a(s) conta(s) do Google. Eu exclui só uma e não funcionou, e como a tela estava me atrapalhando bastante, eu preferi tentar fazer o upgrade pra uma versão 4.4.


Encontrei (e assisti umas 6 vezes, inclusive durante o processo) esse vídeo (em inglês) do canal McTutorials, aonde ele ensina todos os passos do que fazer para instalar o Android 4.4.4 vindo do CyanogenMod 11. Pra quem não sabe CyanogenMod é um sistema operacional de código aberto baseado em Android com o objetivo de melhorar a performance e a segurança das ROMs distribuídas pelos fabricantes. Ou seja ela te da uma versão atualizada que a empresa não quer te dar (porque quer que você compre um celular novo) e ainda te entrega um sistema praticamente puro (ou seja, sem os milhões de aplicativos inúteis da Samsung por exemplo).

Bom, se é tão bom, porque tanta pesquisa e cuidado para encontrar um tutorial tão cuidadoso quanto o do dele? Simples, CustomRoms não são 100% seguras. Então assim como ele avisou:
FAÇA QUALQUER COISA DESCRITA AQUI POR SUA CONTA E RISCO. NÃO ME RESPONSABILIZO POR NADA!

É importante deixar isso claro, porque é um risco que você tem de estar disposto a correr. Usei um celular que já estava 'morto' dentro de uma caixa. Se desse algum problema, não mudaria em nada o destino final dele.

Mas não deu. E caso você tenha alguma dúvida no tutorial do vídeo, sinta-se a vontade de me perguntar qualquer coisa aqui nos comentários (e se seu celular  já tem Root, sim você pode pular essa parte sem medo). Link do Download


O fim das contas é que o celular agora tem Android 4.4.4 (KitKat) por causa do CM11. Mas teve um pequeno preço: o QuickSupport for Samsung não funciona mais nele. A modificação removeu alguma coisa que o identificava como aparelho Samsung. Então tive de usar o Vysor que é bom, mas dá mais lag. O QuickSupport padrão funciona mas não consigo instalar o suporte remoto que eu usava antes. Mas então depois de mais ajustes, ter de digitar a senha do wifi como nome de uma pasta, copiar o nome ao renomear e colar para conseguir conectar...

Funciona perfeitamente Pokémon Go. Usei em todos os testes a versão 0.35.0. Nesse último, sem modificações. O login é rápido e o consumo de memória é pequeno se comparado ao Zenfone. E aí vem a parte mais impressionante.

Meu Asus Zenfone 5 de 16GB tem 2GB de memória RAM, Processador Dual-Core de 1.6 GHz, e saiu no segundo semestre de 2014. Já o Samsung Galaxy S2 (ou SII) I9100 também tem 16GB, tem apenas 1GB de memória RAM, Processador Dual Core de 1.2 GHz, e saiu no começo de 2011.
Mesmo sendo inferior em todos os aspectos, por ser um antigo top de linha, o Galaxy tem o giroscópio que falta para o Asus fazer funcionar a economia de bateria de Pokémon Go.

Bom mas e qual o resultado da comparação? Mesmo em um celular inferior em praticamente tudo, o jogo roda melhor no S2 do que no Z5. O que pude reparar até agora foi:
  • S2 abre muito mais rápido.
  • Se tenho de sair para outro aplicativo, ao retornar, em alguns instantes o S2 retoma a conexão com GPS. O Zenfone 5 não importa quanto tempo passe não volta a funcionar, sendo necessário fechar e abrir de novo o programa.
  • O GPS funciona muito melhor no S2. Enquanto numa caminhada de ida o S2 considerou 1km para o ovo, na volta, por um caminho até mais longo, e tendo de ser fechado algumas vezes pelo GPS não atualizar o local, apenas 500m.
  • Com a bateria bichada e tendo 1650 Mah, o S2 durou praticamente 1h de uso intenso, mas sem 3G (usando wifi do Zenfone)
    Com a bateria ainda nova de 2110 Mah o Zenfone 5 durou 3h, mas dessas, 1h sem o jogo aberto, apenas hosteando internet para o outro celular, e 2h com o jogo abrindo e fechando em vários momentos.
No fim, com uma tela e bateria novas o Galaxy S2 sem o lixo de Software da Samsung é uma ótima opção para jogar Pokémon Go. É preciso um pouco de coragem para as atualizações mas no fim tudo pareceu valer a pena.

P.S.: É possível atualizar o Galaxy para um CM11 mais atual, mas ainda não fiz isso, já que poderia influenciar se vai rodar ou não Pokémon Go. Se eu chegar a fazer isso, farei um novo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário